Soncent

Soncent

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ainda sobre o post da Eury...

Dizer que os jovens têm educação sexual e que sabem que não devem engravidar enquanto estudam é meio utópico... eu considero muito, muito fácil engravidar-se - basta que se tenha vida sexual activa. Pode-se usar o preservativo, sim. Quantos de vocês nunca o viram romper-se ou ficar perdido em combate? Pílula? Sim. Custa dinheiro, denuncia-nos. E se nos esquecermos? E se vomitarmos depois de a tomar? E se pertencermos àquela percentagem mínima para a qual ela falha? Não, minha gente, a gravidez só se evita com abstenção sexual, e olhe lá: sem brincadeirinhas na borda da coisa.

Portanto, pode sempre acontecer a uma adolescente ficar grávida. Foi ela que quis? Certamente que não. Deve ser crucificada por isso? Decidam vocês. Eu acho que não.

Já ouvi vozes dizerem qualquer coisa como "Unh, não me parece que fique bem ter grávidas a conviver com outros alunos..." Porquê, pergunto? Dá um mau exemplo? Serei inocente quando penso que pode até funcionar do outro jeito: a grávida sente-se mal disposta, a grávida não pode participar nos jogos violentos; quando o bebé nascer, virá com umas olheiras enormes por estar a perder sono... e as despesas... é melhor adiar...

Uma futura mãe precisa, mais do que ninguém, de meios para ganhar a vida e sustentar a cria. Negar-lhe as ferramentas para isso parece-me uma maldade injustificável.

3 comentários:

MM disse...

"Foi ela que quis? Certamente que não. "
Não percebi esta parte. Acho que a responsabilização individual é muito importante na adolescência e não se pode ter a gravidez como fatalidade mas como opção.
Com tudo o resto concordo. Não vejo qual a utilidade da expulsão e realmente se pode funcionar como "epidemia" (desculpa a expressão não encontrei outra) também pode funcionar como dissuasor.

João Teles Leite disse...

humm...
se a escola é uma preparação para a vida real, a que propósito se procura esconder uma das características mais elementares da vida? A procriação?
Confesso que não entendo mas os legisladores devem saber porquê…

Anónimo disse...

Gostei muito..interessante.

Nuias Silva