Soncent

Soncent

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crónica na desportiva




Posso não fazer o tipo desportista. Mas tive os meus momentos. Passei anos a detestar o andebol. Só entendi o quanto era bom quando marquei o meu primeiro golo. Depois fui expulsa de campo, por ter mostrado o dedo a uma colega que me tinha dito que eu nunca conseguiria.

Treinei vóley durante três anos. Pertencia a uma equipa activa, que organizava passeios a praias recônditas. Lembro-me da Nilza a segurar-me a mão na descida para a Fateja e dizer-me, pacientemente: "Podes pôr o pé. Põe que eu seguro-te. Confia em mim. Põe o pé!"

Desisti quando me dei conta de que toda a gente aprendia a fazer a chamada para o remate e eu ficava no chão.

Fiz mergulho. Encantei-me com o básket e pedi uma bola. Joguei ténis com os pés. Ia jogar ténis a sério sempre que havia um Roland Garros na televisão.

Fiz escalada na Universidade. Dei-me bem, e o instrutor era uma brasa. Para melhor aprender, ficava a olhar para os movimentos dele enquanto subia a parede de uns três andares. Ou era para ver a polpa dele muito bem treinada? Cheguei ao cimo dessa parede uma vez e depois eles deixaram de dar aulas.

Sempre andei de bicicleta. Participei numa corrida de BTT em Faro, passámos pela Ria Formosa e fomos ter à Quinta do Lago. Caí numa descida vertiginosa e esfolei o selim.

Quedas de bicicleta? Tive as minhas. A mais aparatosa foi a última. Fazia sol. A música no meu MP3 era muito boa, e eu vinha montada na bicicleta mas convencida de que estava numa mota. Fiz a curva quase deitada, armada em boa. Espalhei-me na terra por debaixo dos pneus. Bati com a cabeça, feri-me na testa, queixo, barriga, braço, quase que quebrava um pulso e quase que desmaiava. Menos mal.

À noite, gemia como uma porca a parir, com as dores na mão que tocara o chão primeiro.

Andei uns meses no karaté, que era muito lento para quem queria ser ninja como eu. Fiz uma aula de capoeira, achei o máximo, mas nunca voltei. Acho que dá cabo dos pés e joelhos.

Ainda bem que existe o ténis de mesa...

12 comentários:

Unknown disse...

Esqueceste de dizer que estiveste num curso de iniciação teatral que nunca chegaste a terminar...

Preguiçosa!

Anónimo disse...

E a tua passagem pela GRD (Mindelgina)? :-)

Eileen Almeida Barbosa disse...

Ai ai, João - as roupas sujas lavam-se em privado! E sabes bem como eu que só faltou o projecto final, e que não me atribuíste um grupo porque eu andava em viagens de serviço. A parte desportiva do curso eu completei... (e foi a minha preferida).

Ana, tens razão... esqueci-me de dizer que estive na ginástica ritmíca, de onde saí porque a prof fez-me pôr os meus cabelos recém-lavados no chão... hahahah
Beijão para ti!

Anónimo disse...

Obrigada Ana por ter-lhe lembrado do Mindelgina, eu ja ia dizer...Claro que como tua irma, posso ainda adicionar uns tantos outros que ja tentaste mas como disseste - as roupas sujas lavam-se em privado...(eu tambem tenho as minhas)Ha ha ha - desporto nunca foi grande coisa na nossa familia.

Anónimo disse...

ê nha impresson, ou na foto bu sta djuga contra midjor jogador di ping-pong di cv?!

ê qui se sim, motivo pe djuga co bo ê 2:
-ou bu ta intendi algum cusa,
-ou.. (ê ta costuma perdi sê tempo cu objectivos claro..)

Eileen Almeida Barbosa disse...

Sim, Nádia, eu podia ter falado de aérobica, matas, apanhada, etc, mas isso seria cansar o leitor...

Sim, oh melhor amigo de, é o melhor jogador de pingue-pongue de Cabo Verde e não, ele não estava interessado em mim...

Anónimo disse...

"À noite, gemia como uma porca a parir, com as dores na mão que tocara o chão primeiro." ahahahahahaahah realmente és uma artista.sou tua fã.

Anónimo disse...

Hilariante eileen!
Apesar de não ter tentado esses desportos todos identifico-me contigo pq já tentei fazer uma série de tipos de ginástica e canso-me de todas...conclusão: i'm not a sport's woman....

beijinhos da Praia
Catarina Cardoso

Anónimo disse...

gast... n'ta dou pancada.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Anonimava, obrigadão! Deixarias de ser fã se te dissesse que nunca ouvi uma porca a parir? hihi

Catarina, o mundo divide-se entre os desportistas natos, e nós, que nos vamos arrastando sem fôlego ou coordenação... hehehe Outro beijo grande para ti!

Oh Anónimo pá, ameaças assim... só se for para cumprir!

Anónimo disse...

ahahaha,n,n deixava de ser fã,mas mesmo assim achei um piadão!ja agora tenta ir ouvir e dps vem contar-nos como é.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Anonimava, está combinado. Vou andar à procura de porcas a parir. Pena não haver uma maternidade de porcas, porque assim era só dar lá um salto. Bjos!