Soncent

Soncent

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Aqui vive-se bem

Está a decorrer um torneio de ténis no Clube de Ténis cá do Mindelo e ontem à noite fui ver umas tacadas. O Clube de Ténis, para quem não sabe, é um lugar muito agradável, com três quadras e "densa" vegetação, comum nessa área, visto que há lá muita água (eram aí as salinas). Estavam lá outras pessoas a ver, não mais que dez.

A noite, muito agradável, fresca, mas nada fria. Estava tudo tão bom e aprazível, que me lembrei de pensar que vive-se cá mesmo muito bem...

Joga-se ténis à noite, com um clima agradável, não é preciso ter-se muito dinheiro para o fazer, e vai-se ver o jogo sem pagar, é-se bem recebido, sentimos o calor humano das pessoas, a vontade de confraternizar...

E damos isto tudo por adquirido, até que saímos do país, e não encontramos esta morabeza lá fora. Quando, por exemplo, falamos com alguém por vinte minutos à porta da sua casa e essa pessoa não se lembra de nos convidar para entrar. Nesses momentos é que entendemos porque é que os nossos vistantes vão-se embora tão encantados connosco.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eileen Maria, tacadas no ténis? Não, por favor! Pancadas! Eileen Maria, diz-me que as quadras não são os «courts» de ténis? Sorry chatear-te mas gosto muito de ténis. Beijinhos.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Eu eihn... tacada é defeito profissional - ténis de mesa - e quadras, sei lá, foi o que me ocorreu... mea culpa. Se tiver que ser, vou dar 20 voltas às quadr... ups, courts, para pagar penitência... hihihi

Anónimo disse...

Hoje estou a sentir-me generoso e, por isso, e só por isso, desta vez desculpo-te! Mas, mais importante, morabeza fora de Cabo Verde? Acho que não há. Ou há? Não é como querer encontrar saudade fora de Portugal? Será que as palavras limitam os sentimentos?

Eileen Almeida Barbosa disse...

Ué, Tiago. Um chinês pode não saber dizer saudade, mas tenho certeza de que a sente igual... Quanto à morabeza, acredito que exista, sim senhor. Por esse mundo vasto...

Obrigada pela generosidade, by the way. É do Natal?

Anónimo disse...

Vive-se bem mesmo! Mas há quem, como eu, que sabe reconhecer isso, e agradeço sempre essa dádiva... Ir a praia... dar um mergulho, "bronzear" na época Natalicia! Jogar ténis e futebol "outdoor"! é de apreciar...

Anónimo disse...

Gosto do «Ué»! Continuando, ou seja... «tenho saudades tuas» ou «I miss you» é exactamente a mesma coisa? E «morabeza» é igual a «hospitalidade»? E «sabe» é igual a «bom»? Não sei!? Não sei até que ponto é que as palavras não condicionam o que sentimos. Um inglês pode sentir saudades, claro está... mas como é que o diz? «I miss you» deveria corresponder a «sinto a tua falta», o que não é igual a «tenho saudades tuas», ou é? Ok! Não discuto mais o sexo dos anjos!

Eileen Almeida Barbosa disse...

Creio que os sentimentos são iguais, as palavaras é que ilustram melhor ou pior o que sentimos. Razão pela qual vamos às vezes buscar palavras a outras línguas, e passamos por exibidos.

-ha.z disse...

Ler tua postagem me deu uma nostalgia sem precedentes, ainda não tinha sentido isso que sinto por São Vicente por nenhuma outra cidade em que morei, com a exceção da terra onde nasci. Mas isso é outra história. Esta ilha e seu povo deixaram em mim uma impressão fortíssima (e não é só porque sou casada com um caboverdiano) e ainda bem que sou brasileira e posso dizer e ser bem entendida: tenho muitas saudades da morabeza. :)

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Eileen, descobrir o teu blog e ler esse texto num 30 de Dezembro bem longe de Cabo Verde, em Miami (EUA), aumentaram ainda mais a saudade da noite de amanhã na Avenida Marginal. Continua escrevendo sobre ténis, um chluff na Lajinha, uma volta na praça, e faz-me lembrar sempre da nossa terra. Esquece as discussões "tugas" sobre saudade e morabeza. Soncente - e Cabo Verde - é sabe e tchau.

Boas Festas

Alvaro

Eileen Almeida Barbosa disse...

Olá Alvaro! Fico muito contente que goste de ler os posts de Soncent. Vou continuar a escrever, sim! Um bom ano de 2008 para si (e para todos nós).

Anónimo disse...

Oi Eileen, 'brigada por este teu maravilhoso "blog"!!
Descobri-o ontem, e já passei umas horinhas a surfar e a deliciar-me com a escrita!
Fizeste-me lembrar o tempo que ia com meu pai às " quadras " de tenis no Castilho, ver os "cracks" a jogar!! 'Brigada mnininha!!!