Soncent

Soncent

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Marie entre as Marias

Maria, descobriu Marie, uns tempos depois de chegar às ilhas de Cabo verde, é o nome das empregadas domésticas e da maior parte das mulheres com mais de cinquenta anos no país. Marie começou por querer impor às pessoas a pronúncia francesa do seu nome. Depois desistiu e tentou, sem grande sucesso, ser chamada pelo apelido. Era Hensel. Marie Hensel, alemã de Colónia, que tinha vivido em França e no Burundi e vinha agora trabalhar para o gabinete de desenvolvimento das Nações Unidas em Cabo Verde. Mas essa não foi a sua única dificuldade.

A sua primeira impressão do país foi-lhe causada pelo ar. Tinha voado durante cinco horas e tal. A sua canseira estava mascarada por uma excitação comum, a que sentia sempre quando visitava um país pela primeira vez. Quando se aproximou da porta do avião para descer, respirou aquele ar pela primeira vez. Pesado. Quase físico. Comparado com o ar rarefeito do avião, este do aeroporto era húmido, ligeiramente perfumado. Sabia que tinha chegado a um país seco. Tinha lido tudo o que havia para ler sobre as 9 ilhas habitadas por meio milhão de mestiços, e mais uma ilha deserta e uns quantos ilhéus que lhe despertavam a imaginação. Sabia da pobreza, da boa governação, da grande evolução que o país tivera desde a sa independência. Sabia que a estação das chuvas estava ainda distante.


Desceu as escadas do avião segurando a mala Louis Vuitton numa mão e a pastinha do tablet na outra. Marie sabia ser alemã no porte atlético, nos longos cabelos louros, nos olhos ora cinzentos ora azuis. Mas tinha o gosto refinado por roupas e acessórios das francesas. O passaporte diplomático de pouco lhe serviu. Esteve uns quantos minutos na fila de passageiros à espera de passar a fronteira. O polícia não a cumprimentou mas sorriu quando ela lhe falou em português com um certo sotaque brasileiro, culpa do seu professor de português. Ela tinha noção de que não soava como a Marisia, a sua cantora de fado preferida, mas cujas palavras ela mal entendia. 

... 

Sem comentários: