Soncent

Soncent

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A minha lista - e que me perdoem os que esqueci!

1. O amor nos tempos da cólera - Gabriel Garcia Marques
2. Capitães da areia - Jorge Amado
3. A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
4. Equador - Miguel Sousa Tavares
5. E tudo o vento levou - Maragreth Mitchell
6. O último voo do flamingo - Mia Couto
7. A religiosa - Diderot
8. Histórias dos mares do sul - Somerset Maugham
9. O meu pé de laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos
10. O perfume - Patrick Suskind
11. Memorial de um convento - Saramago
12. A força do passado - Harold Hobbins
13. Alamut - Vladimir Bartol
14. Comédias da vida privada - Luís Fernando Verissimo
15. Angela's ashes - Frank MkCourt
16. Vários do Eça de Queirós
17. Vários do Sidney Sheldon
18. O último livro do Somerset Maugham
19. A casa dos espiritos - Isabel Allende
20. A ilha fantástica- Germano Almeida
21. Djunga - Teixeira de Sousa
22. Estórias de dentro de casa - Germano Almeida

Ahhhh De repente, já não me lembro dos livros que li e amei! Camisa de força, urgente!

15 comentários:

Anónimo disse...

Li uns 5. Nada mau. Olha, aqui pelo «escritório» o Cajó (o amigo Carlos Jorge) roubou-me ontem um livro. Não sei se já ouviram falar de Eileenístico de uma menina de Cabo Verde. Diz o Cajó, que ainda só leu os dois primeiros contos, que gostou muito.

Anónimo disse...

Eu concordo com o Tiago. Eileenistico esta na minha lista. Tambem adorei Memorias de um Espirito do Germando Almeida e acabei de ler The secret lives of Bees da Sue Monk Kidd que foi excelente. Farei a minha lista depois.

Kamia disse...

Recomendo Vivamente:

1.Todos do Jorge Amado com especial destaque para Gabriela, Tocaia Grande, Cacau e Terras do Sem Fim ( Que saudades! Tenho que reler um dia destes)
2.Vivir para Contarla (n sei titulo da edição portuguesa) – Gabriel Garcia Marquez
3.O Deus das Pequenas Coisas – Arundhaty Roy
4.O Deus das Moscas – William Golding
5.Os Maias – Eça de Queirós
6.Crime e Castigo – Théodor Dostoievski
7.A Peste – Albert Camus
8.Chuva Braba – Manuel Lopes
9.Chiquinho – Baltasar Lopes
10.A Ilha Fantástica – Germano Almeida
11.A insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera
12.Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago
13.Geração da Utopia - Pepetela
14.Teixeira de Sousa
15.Inferno – Patrícia Melo
16.A Arte da Guerra – Sun Tzu
17.A Casa dos Espíritos – Isabel Allende
18.O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder
19.Metamorfese – Kafka
20.Nana – Emil Zola
21.Dom Quixote – Cervantes
22.Fernando Pessoa
23.Pablo Neruda
24.1984 – George Orwell
25.O Monte dos Vendavais – Emile Bronte

Okay, tenho de parar e muita coisa ficou de fora, inclusive a colecção Sítio do Picapau Amarelo (hum-hum!) de Monteiro Lobato, graças à qual fui uma criança inteligentíssima. Eheheheh. E esta lista não está por ordem de preferência.

Lista de Livros a ler antes de Morrer:

1.Ulisses
2.Grande Sertão: Veredas
3.Manuel Jorge Marmelo (As Mulheres Deviam Vir Com Livro de Instruções lido aos bocados na Fnac não conta)
4.José Luís Tavares (sim, ainda não li)
5.Édipo Rei - Sófocles
6.A Divina Comédia – Dante
7.O Idiota – Dostoievski
8.Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
9.Jorge Luís Borge (para começar, O Aleph)
10.Clarice Lispector

O que li das vossas listas:

Lista Ivan (8: 1,4,12,13,14,16,17 e 20)

Lista do Tiago ( 4: 3, 16, 17 e 18)

Lista do Miguel Barbosa (5: 3, 4, 5, 8, 9)

Da tua Lista ( 16: 1, 2, 3, 4, 5, 6,9,10, 11, 15, 16, 17,19, 20, 21, 22)

velu disse...

Eillen,
Já jé te envio a minha lista. Ela poderia conter uma infinidade deles, já que sou uma consumista nata, mas vou tentar colocar os mais...mais...sei lá! Aqueles dos quais ainda retenho passagens.
Bjs,

Anónimo disse...

Alguém lê ensaios??? Façam uma lista de livros que não sejam telenovelas e filmes escritos... Um pouco de conhecimento não fica mal à amantes de livros...

Eileen Almeida Barbosa disse...

Obrigada, Tiago, pelas palavras alentadoras... o que me lembra uma festa de aniversário em que perseguimos um pobre coitado, que... mas a Nádia sabe contar esta história emlhor do que eu... hehehe

E obrigada, Nádia, pela generosa inclusão!

Eileen Almeida Barbosa disse...

Velu, ficaremos à espera...

Eileen Almeida Barbosa disse...

Oh anónimo das 11h45: telenovelas e filmes escritos? Não vou falar em ignorância, porque me fica mal. Nem em estupidez. Na verdade, vou só fazer um sorriso beatífico e pensar "perdoem-no, oh leitores, pois não sabe o que diz!"

A não ser que o seu comentário tenha sido uma subtil sugestão para abrir outra categoria, a dos ensaios. Porque nesta listas subentendia-se romances mesmo. Desses que enriquecem as pessoas, as engradecem, as tornam viajadas, humildes, preenchidas e felizes, sem saírem de onde estão.

velu disse...

Boa Eillen!
Mas já sabes como é que é! Tem sempre que haver no meio, algum metido a intelectual para "avacalhar" tudo...infelizes! Mas a gente percebe, né? Só assim se devem "afirmar": sob a capa do anónimato arrotando tudo o que de outra forma não o conseguiriam fazer!
Bjs

Anónimo disse...

oi ha mto tempo k nao dou noticias... alguem pode-me explicar o pk d'o perfume ser um livro tao aplaudido por milhares? li-o e sinceramente foi bastante decepcionante no final, contudo nao excluo a excelencia descritiva da narraçao....

Anónimo disse...

Pssst... ja viram os livros q a revista sabado vai oferecer? gdes obras q deram origem a gdes filmes... ja tenho a casa dos espiritos de isabel allende, fevereiro vai ser um mes d leituras....

Anónimo disse...

A necessidade de justificares a bondade das tuas leituras, a virulência e o desaforo da tua resposta ao meu comentário maldoso, mostra a má-consciência, má-consciência de quem em 2007 não leu nenhum livro que fosse de não-ficção (o que é grave, pois não permite as tuas opiniões irem para além da banalidade). A propósito, esperava tal tipo de resposta mas com frases menos “cliché”, afinal trata-se de uma escritora com livro publicado.
Um abraço

Eileen Almeida Barbosa disse...

Ora... eis o momento em que o blogger hesita entre dar uma resposta airosa, e deixar os leitores em geral espaço para formularem os seus próprios comentários, quer os escrevam ou não; ou então, dá mais uma resposta desaforada, porque não é lá por ter um blog, que tem que ouvir e ficar calado... unh! Que farei eu? Acho que vou optar por uma resposta meio desaforada, porque, e vocês todos leram, a própria Carla classificou o seu comentário de maldoso, e acho que não gostei...

Sra. Carla r. silva: fique sabendo que erra ao concluir que o meu comentário mostra que não li livros de tal natureza, e que tenho muitos mais desaforos a dizer a quem vem cá fazer comentários de natureza maldosa. Avalie o meu livro, não a autora, pois eu ainda sou uma pessoa com todo o direito de fazer o que quiser. Não pense que me deixo meter num quadro de "escritora com livro publicado". E digo mais: este blog Soncent é meu! Conclua o que quiser e vá chatear outro, se assim lhe apetecer. E espero que não tenha ficado à espera da minha enfadonha lista de livros de não ficção. Não lhe devo satisfações.

Já por Soncent apareceram pessoas com essa reacção, vir mandar boquinhas, tentar estragar a festa d'anos. Daqui a nada chateio-me e corto os comentários, pura e simplesmente.
Não lhe devolvo o abraço, sou pouco de falsidades.

Anónimo disse...

A forma desabrida e exagerada como responde às provocações demonstra muita falta de confiança disfarçada de confiança( ou arrogância e mimo). Não se se afirma reagindo ao mesmo nível da provocação, mas à um nível superior. Nunca nesse nosso encontro demonstra essa capacidade, vim à sua casa, provoquei-lhe e responde ao nível da minha provocação, qual senhora do mercado ( e não de acções). Um abraço, falso ou não, um abraço...não tem de o aceitar.
PS: escusa de publicar o post ( aliás o blog é seu), não faço questão...mas , um conselho, creio que os seus leitores hão-de conseguir fazer os seus juízos de valores sem ter de recorrer à censura.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Ah, esqueci-me de meter o Diário de Anne Frank. Muito tocante, com uma maturidade fora de série, Anne mete-nos no anexo e partilha connosco os seus medos, as suas raivas, os seus amores.