Soncent

Soncent

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mentalidades



Apesar de ter passado a  minha adolescência a polir calçada porque o meu único trabalho era estudar, hoje valorizo muito mais os que estudam e trabalham. Tenho encontrado várias moças a estudar o liceu ou a universidade, e que pagam as suas despesas trabalhando como mulher a dias.
Eu própria cheguei a contratar uma jovem que estava no segundo ano de Relações Internacionais e dava conta de duas casas. Não durou, porque não dava grande conta dos horários e do arroz, mas isso não vem à questão: temos que deixar de ter vergonha de trabalhar e ter sim, orgulho em ganhar uns valentes trocos com o nosso tempo.  Porque é disso que se trata: eu não quero gastar o meu tempo a limpar a casa, então pago a alguém que quer ou pode, fazer exactamente isso. Porque eu também ia limpar a vossa casa, pelo preço certo.

Mas dá-me a impressão de que temos uma mentalidade toda ao contrário: países ricos como os EUA incentivam os seus jovens a trabalharem desde muito novos, seja a lavar carros, a cortar relva, a distribuir jornais, etc. Por cá, a classe média impede os seus filhos de trabalhar por vergonha, e os que querem e conseguem furar a resistência dos pais não encontram muitas opções partime.
O que constatei enquanto estava a cursar foi que os meus colegas que trabalhavam eram mais produtivos que nós os outros, que por termos todo o tempo disponível, o desperdiçávamos com tarefas de pouca pertinência, como ficarmos sentados à janela com saudades de Cabo Verde. Se só tivermos duas horas para estudarmos porque depois vamos trabalhar para uma cadeia de fast food, estudamos mais do que se tivermos toda a tarde.
E constatei ainda que os meus colegas que já tinham trabalhado eram mais maduros, mais respeitados pelos professores, e sabiam o que queriam. Eu não sabia.


2 comentários:

Kafuka disse...

Amanhã serás mãe. A mudança está para breve.

Nadia disse...

Concordo plenamente. E digo mais, acho que todos os estudantes que se preparam para ir estudar numa universidade, deviam trabalhar pelo menos um semestre antes de ir. Trabalhar full-time!! Dara um outro valor aos estudos.