Soncent

Soncent

domingo, 13 de janeiro de 2019

Declaração política

Image result for chico buarque e caetano veloso


Lembram-se das situações em que um indivíduo é eleito ou apontado para alguma posição de destaque, político, profissional, militar ou de outra natureza glamourosa e de repente aparece à superfície, por motivos nem sempre expontâneos, uma afirmação/posicionamento desse mesmo indivíduo, ou da pessoa que esse indivíduo teria sido no passado, que vem manchar a sua imagem e comprometer a sua ascensão à tal posição? O exemplo mais recente que me ocorre será o do Kevin Hart, que depois de convidado a apresentar a próxima edição dos Óscars, viu ressurgirem comentários homofóbicos que ele fez há uns 10 ou 20 anos, o que o levou a desistir - mas sei, de fonte segura, que ele ainda está a reconsiderar desistir da desistência. 

Pois é. 


Eu estava aqui, pacificamente a traduzir um documento quando senti necessidade de ouvir uma música daqueles que nos colam à cadeira, nos re-centram na vida, enfim, nos dão raízes para não sairmos a correr para fugir das nossas responsabilidades. 

Então, escolhi o Caetano Veloso e, de repente, ocorreu-me, com enorme pertinência, que nunca declarei publicamente o quanto gosto do Caetano Veloso e do Chico Buarque. Isto é uma falha minha, porque para o que quer que me apontem no futuro - de chefe da Casa Real Espanhola ou Almirante da Marinha Cabo-Verdiana - quero que toda a gente saiba desde já e sem margem de dúvida, e com as consequências que houver - eu gosto do Caetano Veloso e do Chico Buarque. 

Pronto. 

Já posso voltar à tradução. 

Bom domingo! 

Sem comentários: