Não é por nada, mas a mim parece-me que, quando os Sportinguistas marcaram o 6º golo sem resposta, deviam ter parado... Dizer que não menosprezaram o Mindelense... E não percebo como é que o Mindelense encaixa 21 golos contra zero e continua a sorrir... eu devo ter pouco desportivismo, porque teria começado a dar pontapés nas canelas dos pulas. E cabo-verdiano nenhum devia ser Sporting!!
8 comentários:
Pelos vistos percebes muito pouco de desporto.
Em primeiro lugar o Sporting é o fundador de uma das mais emblemáticas equipas de S. Vicente.
Em segundo lugar a prova provada que não se menosprezou o adversário, é o resultado alargado. Se tivesse havido menosprezo, havia brincadeira e não seria tão dilatado o resultado.
Por fim, PULAS???, não só na altura éramos todos o mesmo país e o mesmo povo, Portugal continental e Cabo Verde, como o Sporting apresentou na equipa 2 pretos, como ainda chamar pula a um gajo de pele clara é a mesma coisa que chamar macaco a um de pele escura.
Enfim lampiões...
Vamos começar pelo fim então: nos 4 anos em que estive em Portugal, toda a gente usava Pula e Tula ou Tuga para Português, portanto não é nada pejorativo.
Dois: tens razão em parte: percebo muito pouco de futebol. Pode ser que, de facto, 21-0 seja prova de respeito, mas a mim continua a parecer-me um grande exagero.
Já dizer que éramos todos o mesmo país faz-me uma certa confusão, porque pelo que ouvi dos mais velhos e li, essa pertença talvez fosse sentida pelos continentais, mas não pela maioria dos cabo-verdianos, que eram tratados como "Portugueses de segunda".
Se queres saber, a expressão "dois pretos" a mim também não me soa bem ao ouvidos, parece boca de português...
E bem podias também pôr aí o nome, porque é muito fácil vir com acusações, quando temos um guarda-chuva a tapar-nos a cara, não é?
Boas.
Nessa altura, desculpa corrigir-te outra vez, todos os que não tinham dinheiro se achavam portugueses de segunda, recordo que essa fase da história de Portugal acaba com uma revolução social!
Pula, é de facto prejurativo, e é o termo utilizado nos "guettos" portugueses para designar tugas.
Pretos é que não é prejurativo, seria prejurativo dizer negro, porque estaria a assumir diferenças entre uma pessoa com a pele escura e uma com a pele clara, utilizando uma palavra fora do meu lexico com medo de ofender.
Diz-se preto como uma característica identificativa, até tenho amigos caucasianos (para chamar os nomes científicos e ridículos) que são pretos... (nesse sentido também, um dos pretos que falei é o segundo do Sporting na fila de cima)
Aliás eu sou gordo, e só não gosto que digam que sou forte...
Sim sou portugês, e tenho muito, mas muito orgulho nisso, tirando na parte em que perdemos uma das maiores pérolas do país, que era Cabo Verde...
Para mim, Cabo Verde, Açores, Madeira, Algarve, Porto e Lisboa eram todos o mesmo Portugal.
Já agora, e para não me esconder no anonimato, o meu nome é Luís Bleck, tenho 26 anos vivo em Lisboa, cidade onde nasci,não sei de que melhor maneira ainda me posso identificar...
Por fim, eu não estava a acusar ninguém, simplesmente, estava a realçar o que normalmente há de mau em ser benfiquista...
Ah, Luís, nenhum de nós era nascido então, portanto, acho que teremos que confiar nas nossas fontes. E as minhas dizem-me que não era bem, bem uma questão de dinheiro.
Eu, que já fui chamada de "preta" nas ruas de Lisboa e Faro, posso garantir-te que soa muito pior do que Pula. De qq forma, os estudantes em Faro usavam a expressão Pula, eu nem sabia que tb se usavam em guetos.
não querendo entrar em discussão, queria apenas expressar algumas ideias sobre o assunto...
a expressão "portugueses de segunda", se bem me recordo, destinava-se aos portugueses que viviam nas ex-colónias africanas, e que aquando do 25 d abril muitos regressam a portugal rotulados como tal e nao associada ao uma condição socio-económica, até pq sabemos q muitos foram e são bem sucedidos em termos financeiros.
na questão do perjúrio, chamar preto a um negro é d facto discriminatório, pq o preto existe enquanto cor, negro é a raça. alguem que é da raça negra e for chamado d negro, nao tem q se ofender pq é inerente à sua existencia, é carcteristico, faz parte... negar isso já é outra coisa, é estupidez!!
agora essa parte d paises irmaos, etc... tudo conflito d interesses, uma mão lava a outra, as duas lavam o rosto...
Depois ainda dizem que o futebol, não é a alma do povo!!
Uma discussão clubística degenera numa questão sociológica e antropológica.
Acho graça.
Já agora, o blog está muito bom.
Luís
Muito obrigada, Luís! Já vi que ao menos tu tens desportivismo e tens razão tb nesta de discussão sociológica. Mas não era sobre clubes, juro: eu não me importo mesmo, mesmo nada com clubes. Já fui benfica, hoje sou porto e se calhar, amanhã... heheh
eu sou do sporting... mas pela minha mãe.. hehe
Enviar um comentário