Soncent

Soncent

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Desenterrando do baú - a AELLL

Uma vez resolveu-se criar uma Associação de Estudantes no Liceu Ludgero Lima. Houve duas listas. Votou-se. Venceu uma delas e bateu-se enquanto pôde contra a falta de associativismo de todos os cabo-verdianos. Perdeu. Heroicamente. Cobardemente?

Já não sei.

Sei que era a porta-voz da nossa lista e meti o meu oponente num par de chinelas havaianas de chinês, porque ele discursou muito pomposamente, a tratar os eleitores por Caros senhores e senhoras, etc, etc, e eu falei em crioulo, com meia dúzia de linhas rabiscadas nuns post it.

Foi a nossa estreia no mundo político... Nesse micro-clima, os personagens formaram-se logo à semelhança do que se vê nos partidos: os que querem protagonismo, os que trabalham mesmo, os sonhadores, os interesseiros, os lambe-botas... Os que desistem, os que insistem.

Agora imagino como seria se nos associássemos mais... a força que os estudantes teriam no liceu, os trabalhadores, nas empresas, os profissionais nas tomadas de decisões, e por aí além.

Porque será que, sendo uma nação pobre e sofredora, capaz de estender um pão e um prato de cachupa, quando nomeámos alguém para nos representar, ficamos à espera que seja essa pessoa a fazer todo o trabalho, não aparecemos nas reuniões, abstemo-nos nas votações e só aparecemos para apontar o dedo quando as coisas falham?

7 comentários:

Anónimo disse...

Eillen, este é um defeito no cromossoma 1125 do criolo...:)

que pontaria a tua...

fica bem
Djinho

Anónimo disse...

Triste e tipicamente crioulo...

Anónimo disse...

O problema da nossa terra é toda a gente querer estar de bem com toda gente, sem quererem comprometer com nada; quererem tudo do outro sem nada querem fazer; aqueles que tomam a dianteira logo são taxados de "com manias"; aqueles que realmente querem mudar as coisas acabam por ser afastados dos partidos associações e similares... ficam apenas os que estão no associativismo não por uma vontade altruísta mas para se aproveitarem das vantagens daí decorrentes em proveito pessoal...depois há alguns pregadores no deserto, que a vox pop acaba por chamar de “loucos” ou idiotas...mas infelizmente nem toda a gente está disposta a aturar tais situações e acabam por afastarem-se deixando o lugar aos que só estão no partido ou na associação pq daí tiram alguma vantagem...

Eileen Almeida Barbosa disse...

Pergunta: que é que se pode fazer contra esta tendência?

Miguel Barbosa disse...

Hey Eileen, nada contra as listas mas este é o Soncent a que nos habituamos. "pontaria" mesmo!
bjos

Anónimo disse...

Olha, por acaso, depois daquela tentativa fracassada foi formada uma assoc. dos alunos do LLL, não sei detalhes... aliás, sei de um: os estatutos que então trabalhámos foram aproveitados...
Em suma: "consolança", a coisa vai... neste nosso ritmo de sangue, divagar divagarinho... mas vai!

Anónimo disse...

É sempre assim, alguém trabalha, os outros colhem os louros e os "verdes", na hora de prestar contas os que colhem esses últimos abandonem o barco e qdo as coisas correm mal o pobre coitado k deu o seu suor é k paga o pato!!! É por isso k as associações e a própria política em CV não vai pra lado nenhum.