Soncent

Soncent

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Soncent - a ilha adormecida?




Aos dez dias de Janeiro, já não se ouvem tantos "Boas Entradas" mas ainda há sorrisos mais rasgados do que se veriam em Março, por exemplo.

Estive uns dias em Soncent, que estava muito, muito bonita, com encostas esverdeadas pelas chuvas do ano passado; muito animada, com centenas de gente bonita em férias; com relativo pouco movimento, ou isso sou eu com olhos da Praia. Mas não devo ser só eu, porque ouvi muita gente comentar que a ilha está parada. Pois. Mas como é que se explica esta pequena situação, que testumunhei?

Dia 30 de Dezembro, "Voo", um bar a que fiz já referência neste blog. Estavam umas trinta pessoas dentro do pub, mais uma centena lá fora. Isso, num estabelecimento que deve ter uns 30 metros quadrados. Eu estive aí das dez e tal às duas e tal, o que faz umas 4 horas. Bebi, em todo esse tempo... uma água frize.

Porquê? Porque ninguém veio ter comigo para perguntar o que é que eu queria beber. Porque o gerente do bar não teve a visão de contratar pessoal extra para os dias de festa, ou de os pôr a circular entre as pessoas sentadas lá fora. O cliente tinha que vir acotovelar-se ao balcão, insistir muito, para dar duzentos paus ao barman. Como é que se explica esta falta de proactividade num povo que foi pobre toda a vida?

Porque é que Soncent se deixa afundar, não aproveitando melhor as suas capacidades, os seus N eventos anuais em que sabe que será invadida por visitantes e imigrantes sedentos de diversão e com dinheiro para gastar?

Ele é a passagem de ano, o Carnaval,  o Março mês do Teatro, as festas juninas, o Mindelact. Ele é os navios cruzeiros. Ele é algumas conferências internacionais. Ele é os turistas de passagem para Santo Antão, os ocupantes dos yates na marina. Muitos deste eventos têm data marcada para acontecer. Como se explica então que vamos aos locais mais na moda e não há cuscus, não há brinhola, sem sumo de calabaceira, nem cerveja fesca, nem sorriso?

1 comentário:

betty d´Soncent disse...

Como mnininha de Soncent é com muita tristeza que concordo pleneamente com esse texto. Como é que se explica que uma ilha com tantas potencialidades - sem a "basofaria" tipica sonvicentina - esteja nesse sono que nunca mais termina? Eu sei que a nossa gente não sabe so "passá sabe", somos trabalhadores, empreendedores,motivadores de eventos e muitas dores mais; o que é que esta acontecendo meu povo? quando é que começamos a dormir tanto e a não saber aproveitar as varias oportunidades que nos foi dada pela natureza,pela nossa abertura ao mundo que aconteceu em primeira mão, pela tão falada globalização que insiste em nos bater a porta mesmo sem a pedirmos?
Me causou espanto e pesar quando em pleno fim de 2009 ter ido passar as ferias de Natal e ao rodar a "morada" inteira para comprar prendas, na hora de fazer o pagamento a mesma resposta"não aceitamos cartão 24".Como é possivel isso? numa era de perigo eminente onde é aconselhavel nunca andar com grandes quantias de dinheiro na bolsa, não acumular grandes quantias de dinheiro nas lojas e não so, mesmo pela praticidade do dinheiro de plastico...enfim...
Um conselho de quem não sabe nada mas observa tudo: Vamos por de lado o nosso orgulho de ilha de sabura, de Soncent é sabe, é sabe pa c...no levantá porque dia ja manxé faz tempo e nesse andar da carruagem ate nos sabe pa c...te cabá, porque não ha sabe que aguenta tanto marasmo...