Soncent

Soncent

domingo, 2 de junho de 2019

Escrevo para adiar o importante

Não tivesse perdido o hábito de escrever sempre no blog - descobri que havia três grandes motivações: saber que havia gente a ler; estar sentada várias horas frente ao computador - agora o meu trabalho é fazer interpretações simultâneas, não dá tempo; ou se estiver a traduzir, pior um pouco: não dá tempo!; e ter coisas importantes para fazer. 

É mesmo isso: saber que tenho coisas importantes a fazer dá-me para procrastinar e uma maneira de procrastinar é escrever. Não é romântico? 

Se alguma vez algum jornalista se lembrasse de me perguntar qual é a minha motivação para escrever, eu podia responder com os clichês habituais de ter nascido com o dom, de ser irremediavelmente seduzida por folhas de papel em branco, por canetas novas ou canetas de terceiros ou ainda por frases que me surgem do nada, como que sussurradas por espíritos como a minha mãe gosta de crer, ao que lhe respondo sempre - porque é que os espíritos conseguem inventar uma história e eu não? 


É que bem vistas as coisas, os espíritos só me ganham por serem etéreos. A crença de que os que viveram antes de nós é que sabiam das coisas vai caindo por terra a cada dia que passa e ainda bem.

Desafio qualquer antepassado meu, de qualquer geração, a vir debater comigo sobre 10 temas à escolha de quem quiser e logo se vê quem sai a ganhar.  Dizia então que os espíritos, a existirem, não me hão-de bater porque eu ainda tenho o que eles perderam e que vale mais do que muitos anos vividos: um cérebro muito vivo, com todas as suas funções bonitas e misteriosas e muito capazes, umas das quais, não menos importante do que garantir que o coração bate e os olhos vêm, é inventar frases que depois me rendem contos, alguns dos quais consigo até pegar nelas, fazer-lhes corte e costura e devolvo-os pré-romances. 

Então, voltando ao jornalista, num momento de lucidez e falta de pudor, eu poderia responder que escrevo para adiar o importante. 

Esta verborreia toda é a prova: sentei-me ao computador foi para estudar a terminologia do meu trabalho desta semana, não para responder a e-mails e bloggar sobre isto e aquilo. 

Bom domingo!

Sem comentários: