Soncent

Soncent

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Teixeira de Sousa, Henrique



O primeiro livro do Teixeira de Sousa que me veio parar às mãos foi Djunga. Fi-lo "fep" em poucos dias, adorei o personagem, a descrição do ambiente, com as moscas sentadas nos fios, ele bonacheirão a gozar com o outro que o visitava. Ímpar! Depois li Entre Duas Bandeiras, que conta pedaços de histórias antes e depois da Independência. Nós que estudamos mais a História da Europa do que a nossa própria independência, lucramos sempre com estes testemunhos. E o livro lê-se muito bem também. Só depois é que li - ou já teria lido? - Contra Mar e Vento e Ilhéu de Contenda. Dele, só falhei Na Ribeira de Deus. Escritor excelente. Recomendo vivamente as suas obras, e não é por ser um escritor cabo-verdiano. Embora pense que faça parte da nossa cidadania, ler os nossos autores e formar a nossa própria opinião sobre a sua obra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto imenso da escrita de Teixeira de Sousa. Como tu, li o Djunga e adorei. É, provavelmente, um dos melhores romances da literatura de Cabo Verde. Além desse, só li o último: Ó Mar de Túrbidas Vagas. Grande título. Bom romance, com Mindelo, Brava e Fogo. Tenho os outros cá por casa e pelas tuas palavras vou pegar no Entre duas Bandeiras. Merci.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Olá Tiago. Ó mar de túrbidas também é bom, há lá um picante que achei meio raro na escrita dele. Mas ele tem melhores... Explora-o!