Soncent

Soncent

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Manas em Paradoxo - Extracto

O livro Manas em Paradoxo, de Vanda Gonçalves, recebeu a sua primeira e maior crítica do conceituado crítico do Jornal Literário, Vasco Miranda Telles. Crítica esta que publicamos a seguir, na sua versão integral:

Numa pujança lírica onde transparecem dois pilares principais, a inteligência e o humor, pintados maquiavélica e saborosamente por um fino respeito pela língua, ao mesmo tempo que desrespeita tudo e todos, Vanda Gonçalves constrói situações fictícias em que as personagens se nos revelam mais nítidas e reais, onde nos revemos, nos nossos defeitos mas também nos nossos laços e aspectos mais poderosos.

É uma escrita intimista, em que somos convidados e desafiados a ver outros sentidos em cada frase, onde a leitura tem que ser repetida, descobrindo-se sempre novas mensagens e conjugações. A autora é de facto uma comunicadora nata, falhando no entanto por sobrestimar o leitor, que não consegue, muitas vezes, apreender a magnitude dos sentidos, a fineza e subtileza dos enredos, no fundo, a sua grande inteligência aplicada ao jogo de dar prazer à mente, que se descobre, tal detective, a deleitar-se com enigmas e quebra-cabeças.

Neste romance de estreia, Vanda Gonçalves leva-nos pela mão num intrincado caso de duas irmãs loucas que crêem ser a mesma pessoa. Mais do que inverosímil, a história é toda ela um pudim de emoções e desilusões, que no entanto se conjugam num final inesperado e fabuloso.

4 comentários:

Miguel Barbosa disse...

Fiquei curioso.
Faltam detalhes sobre a autora, livro, editora e vendas.
Bj.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Estás por fora. É um conto de Eileenístico... hehehe Se quiseres comprá-lo, apita! Bj para ti tb.

Miguel Barbosa disse...

Agora é que fiquei confuso!
Apitando: vou te mandar um email com detalhes da compra.
E eu que já estava no google a digitar Vanda Gonçalves.
Pseudónimo?
Bj.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Hahhaha Só se for superego! Quem sabe um dia eu própria não escrevo essa estória? Fico à espera do e-mail.