Soncent

Soncent

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Eco ao João Branco (se é que ainda existe alguém que lê Soncent, mas não lê Café Margoso...

Escuridão mundial


No dia 29 de Fevereiro de 2008...
das 18:55 às 19:00 horas...


propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder "respirar". Este horário já foi adaptado ao fuso horário cabo-verdiano.

Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal.
Só 5 minutos, para ver o que acontece.
Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta.

Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo fazer algo em grande. Passem a notícia, se tiverem amigos a viver noutros países enviem-lhes uma mensagem para que façam a tradução e adaptem as horas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi Dona Barbosa,
Há ja algum tempo que não tinha visitado o teu blog e tá diferente e parece com alguem outro. Mas lendo, logo se vê que é somente uma mascara e que o conteudo manteve e é a mesma identidade.

Mas olha esta de apagar todas a luzes do planeta e todos os aparelhos electricos é neste momento e época em que vivemos ainda muito mais perigoso do que a poluição em si. Seria uma catastrofe pois todas as centrais electricas poderiam explodir ou encendiar por não ter onde expelir a corrente que nestes 5 minutos produzem. e depois qual seriam os problemas que surgiriam neste mundo informatizado e controlado por computadores etc? Aviões que não poderiam ter mais contacto de radar e despenhariam. Sistemas nas pontes, diques, no trafico, os nossos proprios alarmes, os hospitais, postos de policia, a segurança nos grandes centros urbanos. Vê lá!?... Um apagão causado por uma central electrica é outra coisa do que um apagão causado pelo o utente que naquela de querer salvar o mundo etc acaba por pôr tudo no ano zero. Centrais electricas não podem parar de um momento para o outro. Com excepção dos pequenos geradores de corrente das nossas ilhas.

Sonsent sem luz e ate sabe.
kome mnin m brinka gatxada na luz y klaridaun de lua y na nos kaza tinha kander a pitrol la na Rua de Kavukin. Storia storia furtuna du céu foi nhas melhores filmes k'nha fantazia fazem oiá. Apezar de m ter um relasaun ma Cinema de Tuta desd k'mi e um bebe.
Numa micro cidade como o nosso Mindelo é ate parte integrante da sua historia o de nao ter Luz elctrica a noite. Mas neste mundo onde vivo acaba por ser uma catastrofe muito grande fora de qualquer imaginação.

E sabes o planeta já esteve muito mais pior em tempos que já la vão. O que pode desaparecer somos nós os homens mas o planeta sempre restituirá em relação aos danos causados pelo ser humano ou pelos proprio fenomenos naturais deste universo enquanto o sol brilhar. e tudo um aida chega no seu fim. Connosco ou sem nós.

Have a nice day.

Guy Ramos

Eileen Almeida Barbosa disse...

Olá Guy. Por acaso, não tinha pensado nesse aspecto nem posso pensar ainda, porque não entendo bem, bem como é que isso tudo funciona... vou ter que investigar. Obrigada pela dica e benvindo de volta a Soncent!