Soncent

Soncent

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O amor nos tempos da cólera - O filme




Enfim, o filme. O amor nos tempos da cólera, na estante do Marabu, fez-me dar um grito histérico e pu-lo logo debaixo do braço, e pensei: Vou enfurecer-me. Muito! E enfureci-me muito, mesmo!


Porque li o livro umas dez vezes e ninguém conseguiria realizar o filme a ponto de me agradar, a não ser se o fizessem um seriado tão à risca... E que durasse uns dias, género a série 24.

Posto isto, vamos a umas pobres considerações:


Mesmo que fizessem a série, eu reconheço que ainda assim eu reclamaria dos olhos de Fermina que eu imaginei sempre castanhos, do jeito afinal nada funerário de Florentino, da falta de sentimento dos actores em relação às personagens tão queridas! Fermina era bem mais decidida e malcriada no livro; Florentino, no filme, mostra uma alegria e vivacidade que nunca encontrou nas páginas de Garcia Márques. No livro, o nosso médico é mais simpático...


Outros pormaiores: América Vincuna tinha cabelos longos (Florentino desfazia-lhe as tranças antes do sexo e voltava a fazê-las para a levar à escola). O pai de Fermina era gordo e barbudo.


Leona Cassiana sequer entra no filme, mas isso, claro , é compreensível.


(Aqui, a autora vai ao wikipédia e descobre que não foi a única a não gostar do filme: houve até um crítico que disse "esqueçam o filme e releiam o livro"!)


Está tudo dito.

5 comentários:

Catarina Cardoso disse...

É sempre assim....o filme dexa sempre a desejar qd se trata de adpatar grandes obras ao Cinema. Já alguém disse e muito bem "dizido " que não filme que consiga competir com a nossa imaginação.

beijinho

catarina Cardoso
p.s: agora, entendo-te perfeitamente pq tb eu não consigo resistir e tenho de ver, mesmo sabendo á partida que me vou desiludir. Parece que tenho necessidade de ver materializada uma coisa de que gostei muito

Eileen Almeida Barbosa disse...

Pois é, Catarina, acho que uma pessoa quer ver como foi que o nosso livro foi interpretado... ou quer apenas moer-se um bocado!

Mas no caso deste filme, não me parece que se trate apenas da dificuldade que um filme tem em acompanhar um livro, mas sim de terem mesmo fracassado em adaptar uma obra tão bem escrita, que vale tanto pela história como, mais ainda, pela forma como nos é contada.
Beijos!

Anónimo disse...

olha sakei o filme da net influenciado pelo livro (que nunca li) e só vi uns minutinhos... nao me cativou à primeira...mas vou insistir....

Unknown disse...

Eileen, é o meu livro de eleição. Nem vou ver o filme! E se passar na ZAP, mudo de canal...

Eileen Almeida Barbosa disse...

Pois nao perdes nada, nada, Joao!