Soncent

Soncent

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Observações I

Em poucos dias, tive imensas provas de que o nosso comério poderia estar muito melhor, se as pessoas tivessem um mínimo de pensamento comercial. Exemplos:
Levo um sapato ao "Ponk" e pergunto se ele sabe fazer igual. Responde assim "É melhor comprares numa boutique. Posso fazer um sapato como este, mas custar-te-á muito caro!"
Entro numa boutique e pergunto à moça: "Esta camisa é toda de algodão?" E ela, que nem bom dia me dissera, diz-me "Já só temos essa."
Vou à padaria e peço dois pães de canela e dois de trança, dos grandes. E a moça me diz "De canela não temos e de trança só temos grandes."

Onde está o mal? A ideia era a da padaria dizer-me "De trança pequenos não, há, vendo-lhe dois grandes?"
E o Ponk devia ter dito: Faço-lhe o sapato e, embora fique mais caro, será do seu gosto, adaptado ao seu pé e durará muito mais..."

É ou não é?

5 comentários:

Gilson Alves disse...

http://juliovaz-lesser.blogspot.com/

Anónimo disse...

É.

Anónimo disse...

A verdade é q as pessoas sp foram habituadas a ter poucas hipóteses de escolha! Logo os comerciantes abandalham-se! Sabem q as pessoas vão sp lá voltar pq não há mto por onde escolher...pelo menos encontrar o igualzinho noutro sitio é dificil! Falo dos básicos principalmente.

Anónimo disse...

Concordo ctigo.
Achei q com os chineses as coisas iriam melhorar,q os comerciantes locais ao verem concorrência iriam ser mais "comerciavéis" mas não! O povo continua c a mm mentalidade. Por outro lado acho q os próprois chineses não são tb mto simpáticos. Poder-se-ia justificar isso através da barreira da lingua, mas não...eles ´são mm assim, fechados! Claro q no meio disso tudo há excepções, como em tudo na vida

Anónimo disse...

Relatas apenas a face mais evidente da falta de “ comercialidade” das nossas gentes.
O problema é mais profundo, tem que ver com a própria mentalidade dos nossos comerciantes... Há uma enorme pequenez de espirito, não têm qualquer noção de gestão, de política comercial ( coisas que muitas vezes não tem que ver com o frequentar um banco de uma faculdade mas sim com puro bom senso). Há uns anos atrás um dos “grandes” comerciantes da praça resolveu propor à criação em S.V. de uma central de compras , mas ninguém teve a esperteza de aceitar tal negócio, coisa que os chineses fazem, com os resultados conhecidos ( uma central de compras é uma espécie de sociedade que concentra as compras de um grupo mais ou menos grande de comerciantes, permitido melhores preços, pois tendo em conta que o volume das compras é maior torna mais fácil a negociação dos preços)...Mas são as senhoras das boutiques que parecem seguir o lema “ ess ca paga ma um vende cor gossi”; que compram roupa da Disney falsificada em Pt e vão vender a $ exorbitantes como originais; que insistem em ter 100% de lucro ( compram por 200 vendem por 400)...e, e, e,...coisas.!