Soncent

Soncent

terça-feira, 18 de março de 2014

Biografias

 
Nunca tinha sido de ler biografias um bocado porque nunca me tinha encontrado com elas, eu que a maior parte da vida li assim meio à toa, li os livros que vieram ter comigo, que caíram das estantes quando lhes pus os olhos em cima. 

Uma que recentemente fez um barulhão para que a levasse foi a do Steve Jobs. Tanto insistiu que a levei comigo e se no começo, custou a arrancar, depois arrancou foi bem e andei a falar a todos do Jobs durante uns tempos até me chamarem a atenção. Vocês não precisam que o recomende, pois não? Está visto que é obrigatório de se ler, e ando há umas semanas a ver o filme. De cada vez vejo uns dez minutos, penso "isto no livro não era assim" e da próxima vez tenho que rebobinar até me lembrar de onde estava. 

Agora estou a ler o Longo Caminho para a Liberdade e o que mais me surpreendeu é a simplicidade da escrita de Nelson Mandela. Não sei se imaginei que ele cairia na tentação de uma escrita mais elaborada apenas por lhe ser mais fácil. Mas ele consegue contar a história com palavras que usamos no dia a dia e vejo-me imersa, de algum modo, naquelas dias escuros da África do Sul. Com o suspense de quem vivia nesses dias, que é um dos grandes indicadores de um bom romance, ficcional ou não. Ou de uma boa biografia. 


2 comentários:

Anónimo disse...

Que engraçado, estou a ler Steve Jobs agora. Uma das melhores leituras do ano com certeza. E acho que o autor também tem o seu mérito, ele consegue nos envolver completamente na vida e na personalidade de Jobs. Até fiquei curiosa para ler outras biografias dele.

O livro teve um efeito muito curioso em mim, dado ser uma Biografia. Parece que me incentiva a ser eu mesma, e a respeitar a minha natureza. Podemos ver que a trajetória de Jobs se deve, essencialmente, à sua personalidade. À confiança no seu instinto, nas suas visões. É inacreditável como ele conseguia resistir à tantos ataques e críticas além da incredulidade das pessoas face as suas idéias. É, deveras, inspirador.

Mas agora fiquei curiosa com o livro do Mandela. Adoro escritas simples, acho tão puro e honesto. Já entrou para a minha listinha.

Abraço.

EM

Eileen Almeida Barbosa disse...

Olá EM, que bom ler o seu comentário. Concordo consigo acerca do mérito do autor de Steve Jobs e concordo mais ainda com a importância de de nos aceitarmos e assumirmos como somos e fazermos o nosso próprio caminho. Espero que goste da biografia do Mandela e depois nos venha contar!