Soncent

Soncent

quarta-feira, 2 de março de 2016

Do processo de criação


Comecei hoje a responder a um email da minha mãe e uma frase esquisita surgiu: "Por cá, não choveu, ventou mas pouco e as palmeiras ainda não floriram."
 
Estava completamente fora do sítio, do contexto mas lá me despedi depressa e vim rápido com um copo, um prato, uma xícara, apanhar a chuva de palavras que estava a cair, sintonizando com jeitinho o emissor que ora transmitia em português do Brasil, ora num português bem meu, porque lá onde diz "fazenda", estava "quinta" no original. Mas eu sei que "quinta" não se usa em terras de Vera Cruz.
 
E assim nos tornamos escritores: com humildade para captar as palavras mas com faca afiada para fazer as mudanças necessárias. Que não me torne no Hemingway para vir reescrever 39 vezes!

Sem comentários: