Soncent

Soncent

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Esperteza negra

Toda a gente sabe que, sempre que se fizeram expedições ao Continente Negro, havia guias/transportadores/aias de companhia locais, que sabiam falar umas quantas línguas locais mais uns rudimentos de línguas mais ocidentais e que, portanto, eram extremamente úteis nas deslocações selva adentro.
O que eu não sabia era que essa gente, que na literatura pouco merece mais do que um par de frases a dizer que eram muito pretos e muito nus, deixavam que a expedição se embrenhasse bem, bem na selva e quando já dificilmente se poderia voltar atrás sem eles, compunham a maior cara de medo que um negro pode compor e diziam que nessa zona havia grandes maldições, espíritos demoníacos e que eles já não avançariam mais... até serem convencidos a continuar pelo dobro do salário previamente acordado.

A mim dá-me um sabor especial pensar na esperteza deles. Já agora, eu também pensava que se chamava negro ao continente africano por causa das suas gentes. Mas não, é por causa das suas florestas tropicais, na zona do hoje Zaire, florestas tão densas que era "negras" e impenetráveis.

3 comentários:

Anónimo disse...

um momento national geographic... hihi.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Nem mais meu amigo. Podes sempre contribuir contando o episódio-do-roubo-da-mochila-em-frente-ao-autocarro-na-selva-Outorela.

Anónimo disse...

hahahahaha, esse foi mais um biography channel...