Soncent

Soncent

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Sangue

Já tentei dar sangue umas duas ou três vezes. Na primeira, disseram-me que, por ser verão, a minha tensão estava baixa e não convinha. Na segunda, numa recolha que fizeram na nossa universidade, guardei a ficha com o Número 1, porque não não pude dar. A minha tensão de desportista não mo permite. Assim, faço o que me resta: tento convencer quem me está próximo a dar um meio litro de vez em quando. Lembrei-me hoje por causa de um artigo em A Semana online, que ainda por cima nos diz que em CV, a doação é pouco expressiva:


"Para ser dador de sangue, basta ser saudável, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (sida, hepatite, sífilis), entre outras.


Em Cabo Verde, à semelhança de outros países em vias de desenvolvimento, a doação voluntária e regular é pouco expressiva, refere uma nota da Direcção do HAN, que tem vindo a lutar para inverter a situação.


Qualquer pessoa interessada em dar sangue pode fazê-lo no Banco de Sangue do HAN, que se encontra aberto de segunda a sexta-feira das 08 às 15 horas
" e no Baptista de Sousa, claro. É claro que isto não se aplica só a quem está em CV. Vá lá, tomem um bom pequeno almoço e
doem umas gotinhas de vida!

2 comentários:

Anónimo disse...

ja agora podemos ser todos dadores de medula ossea, eu sou e tu??

Eileen Almeida Barbosa disse...

Olha, por acaso não. Em Cabo Verde pode-se ser? Vou investigar.