Soncent

Soncent

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Futebol domingo à tarde

Um programa sempre engraçado em Soncent, num domingo à tarde, é ir ver futebol ao vivo e a cores. Mas do que gosto mesmo, é de ir ouvir futebol.

...

...

As bocas. Gosto das bocas do público, os gritos histéricos dos treinadores, das obscenidades dos jogadores e da assistência. Sempre gostei de ouvir o futebol, ia ouvi-lo ao Kevin, que é um pequeno campo multi-funcional em frente à escola Praça Nova. Quando ainda andava na primária, por sinal. E ía ouvi-lo ao "trás de escola", que é no campo da Escola Técnica. A direcção desta escola é que parece não gostar de ouvir futebol, porque foi subindo os muros ao longo do tempo, pondo grades, portões, vigilância. Parcialmente em vão. Os jogadores encontraram sempre formas de lá chegar, fosse escalando, saltando ou rastejando. Eu é que já não me dou a esses trabalhos.

Também já ouvi algum futebol em Portugal, tanto em Faro como em Chelas, como no Técnico. Mas na televisão... oh meus amigos, não! A não ser que haja uma vasta plateia para emitir as bocas. E ainda assim...

Não vi a final da copa há uns anos, quando o Brasil ganhou, mas vi logo que tinha que ir para a Praça: multidão; tambores: amarelo; verde: festa grossa, desfile pelas ruas. Eu à frente, junto com a Gilda, a segurar um páreo nas cores brasileiras, feitas porta-bandeiras na alegria que foi tão nossa como dos canarinhos. E como somos um país de coração grande, foi mais ou menso o memso quando o Sporting ganhou qq coisa em Portugal, depois de 18 anos. Bandeiras e bandeiras, buzinão, festa grossa. Por sinal, foi no mesmo dia em que Cabo Verde venceu o Senegal numa competição africana, mas as bandeiras cabo-verdianas eram bem menos populares... temos que agradecer aos chineses a popualarização da nossa bandeira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desafio-te a tornares-te adepta de rugby.
O desporto em que até o árbitro usa a televisão.

Luís Bleck

Eileen Almeida Barbosa disse...

Olá Luís. Quem não usa a televisão sou eu e o rugby não se joga por cá. Se se jogasse, eu lá estaria na bancada, quem sabe até fizesse parte do grupo de fãs, a dançar e a fazer acrobacias. hihihi