Soncent

Soncent

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Verdades e mentiras sobre a dengue


Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito
Mentira! - Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada
Mentira! - Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter vivo por mais de um ano sem água.

Repelentes são fundamentais no combate à dengue
Mentira! - Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm resultado indeterminado e temporário.

Apenas a fêmea do mosquito pica
Verdade! - Ela necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar seqüência no seu ciclo de vida. Ela pode colocar até 500 ovos durante o seu tempo de vida, que varia de 30 a 45 dias, tempo suficiente para picar até 300 pessoas.

Tomar vitamina B e comer alho afasta o mosquito
Mentira! - Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também (que têm cheiro eliminado pela pele) - não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
(Recebido por e-mail)

O mosquito da dengue pica apenas durante o dia
Verdade! - O mosquito pica apenas durante o dia, mas não faz zumbido. As picadas só acontecem nas pernasMentira! - O mosquito pode picar o braço ou qualquer outra área exposta do corpo.

As pessoas podem pegar a doença mais de uma vez
Verdade! - Existem quatro sorotipos de vírus da dengue. Se uma mesma pessoa for picada por um mosquito que transmita o vírus de um tipo diferente do que ela já teve, ela poderá desenvolver a doença novamente, com risco até de uma forma mais grave.

3 comentários:

Benvindo disse...

Olà Eileen, adoro o teu Blog e encorajo-te à continuar.Gostei também bastante da tua "explicação" concernente a Dengue que neste momento, infelizmente, assola o nosso pequeno paìs. Tomei nota, pois acho que està mais clara e interessante que as informações que têm sidas publicadas nos jornais. Eu não vivo em Cabo Verde (vivo em Paris), mas estou sempre atento no que se passa no nosso paìs. Também tenho um Blog, talvez um desses dias falo nisso também. Beijos. Até breve.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Muito obrigada, Benvindo! Partilha o blog, que é para isso que os fazemos...
Um abraço!

Riba'l kutelo tâ sumara mundo disse...

Oi Eileen, o meu blog é: www.benvindotaninho.blogspot.com
Abraços.