Soncent

Soncent

sexta-feira, 2 de março de 2012

Saudades a despropósito IV



Sou do tempo em que se começou a usar farda para ir para o liceu, camisa branca bem passada e saia cinzenta para as meninas. Íamos de mochilas às costas, rabos-de-cavalo, t-shirts coloridas por baixo das camisas, para escondermos o nosso sutien e exercitarmos o nosso bom gosto. Tentávamos variar nos sapatos, tentávamos um ou outro brinco mais atrevido e principalmente, tentávamos despir a farda sempre que possível. À tarde, nalguns dias, tínhamos aulas de educação física. Na altura, jogava-se sobretudo andebol, mas também básquet e vóley. Durante um único semestre, tivemos ginástica.

Hoje em dia sei como éramos felizes. Tínhamos cinco aulas por dia, regidas pelos sinos. Os contínuos eram mais ou menos simpáticos. Com os professores, era uma questão sobretudo de sorte. Nem sempre gostávamos deles mas eles também passavam mal nas nossas mãos. Os intervalos eram qualquer coisa de especial. O melhor era o de 20 minutos, que era a meio da manhã. Rendia imenso. Dava para ir à cantina, ir ao Stopper, onde as tostas eram melhores, dar uma saltada a casa de alguém nas redondezas, terminar o trabalho de casa, jogar umas partidas de pingue-pongue, de ténis com os pés, de vóley, o que fosse. Dava, enfim, para irmos passar por aquele sítio particular (as escadas para a cantina, o ginásio, o corredor do segundo piso) e ver aquela pessoa imprescindível.

A ida para o Liceu fazia-se a pé pela maioria dos alunos. Era um passeio, íamos encontrado amigos, batendo papo, despreocupados e felizes como só adolescentes bem tratados podem ser. Aparecer alguém que nos desse uma boleia era o suficiente para sentirmos que tínhamos ganho o dia.

(Foto do Notícias do Norte)

5 comentários:

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Ao ler este texto, recordei os meus anos de liceu. Desde a Praça Nova ao Liceu Novo era sempre uma festa. No meu tempo, como o dinheiro era mais curto e não havia o "Stopper", comprávamos "casadas" à entrada do Liceu. E como éramos felizes... Mantenhas.

Nadia disse...

Saudades deste tempo. Gostaria de poder voltar la.

Twin.it disse...

Eileen, que bem que descreveste aquele tempo espectacular...até parece fotografia da minha memória!
Como esquecer que durante aqueles intervalos nasceram paixões que se transformaram em arte para alguns...lembro-me do Nany (Hernany Almeida), sentado naquelas escadas da cantina, a tentar "apanhar" os primeiros acordes de guitarra do "Knockin' on heaven's door" (versão Guns n´Roses), as leituras de romances trocados com as amigas nas escalas de fundo do 2º piso, das aulas de música com o Jon Luz, das primeiras reuniões para a criação do programa "Aos pares"...enfim um mundo maravilhoso que existiu para perdurar para sempre na nossa alma. E nós que nem tínhamos consciência de ser uns fantásticos adolescentes.
Saudades, Edna Lopes

Eileen Almeida Barbosa disse...

Obrigada, Álvaro, Edna e Nádia. Vê-se que os primeiros foram do Liceu há mais tempo do que eu, mas as coisas mudam devagar nos Liceus e devemos ter vivido experiências muito parecidas!

helga disse...

Voltei no tempo!
Lembrei-me tão bem, como se de ontem se tratasse, dos namoricos na escada do fundo do 2º piso e nas bancadas. Também veio-me à memória as tostas do stopper, os pastéis da cantina e as bolachas de trigo da fábrica Favorita!
Como éramos felizes! E ainda somos!