Soncent

Soncent

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O elogio às amigas


Como em qualquer vida bem vivida, a minha biografia é contraditória. Uns dizem que eu era muito extrovertida e fazia amigos no trajecto que levava do meio de Avenida Marginal até ao Passo. Outros acusaram-me de ser altamente anti-social, antipática, anti em geral. Enfim.
O que é certo é que tive sempre mais amigos que amigas, o que nem ficava mal se não fosse o azar de ter que completar as listas de convidados para as festas. Enchia-as rapidamente de rapazes mas depois era uma canseira lembrar-me de meninas.
Por que é que me dava melhor com eles do que com elas? Era mais fácil. Menos sensíveis e mais divertidos do que as colegas? Mais curiosos? Cultos? Muito provavelmente. Pode ser também que me aceitassem melhor. Pois muitas raparigas da minha idade viam-me como um ser diferente e eu era-o de facto: nunca tive instinto de manada, nunca fui de seguir modas ou dizer ámen à líder do grupo. Nem fui de grupos em geral. Tinha uma forma pouco ortodoxa de me vestir e de me comportar. Fui uma maria-rapaz, de certo modo. E tinha um certo olhar...
 
Ora, de repente, e fazendo uma revista às minhas tropas, dei por mim a achar mais piada às minhas actuais amigas. São ainda profissionais fortes, têm a vida organizada, são responsáveis. Dou-me com mulheres altamente inteligentes, cultas, divertidas, confiantes e bem formadas. Conversamos sobre tudo. Rimo-nos. Andamos de carro com música alta, vamos à praia, a bares ou passamos algumas horas umas em casa das outras, a ver filmes, a jogar, a conversar. Também se cozinha, também se seca o cabelo uma à outra. É giríssimo o que andei a perder!
 
 

4 comentários:

Anónimo disse...

Passando revista às tuas tropas, encontraste mais amigas do que amigos. Mas, perguntadas, as tuas amigas queriam saber do teu próximo corte de cabelo, que marca de perfume irias usar na viagem à Índia, que bonitão iria estar na delegação, etc, e, agastada, interrompias, abruptamente, a leviandade.Quanto aos amigos..esses, animais primatas, só queriam ver-te em bikini, na piscina do Hotel Trópico.E tu, vaidosa, desviavas o carro para o Hotel Praia Mar.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Às vezes deixo passar comentários destes só para dar uma chance aos autores de relerem as suas letras e pensarem. Pensarem em coias díspares, em coisas importantes, pensarem na insustentável leveza do comentário vazio, do comentário mal-intencionado, na inutilidade de um gesto que por maldade, por sadismo, por vingança, eu irei perpetuar aqui.

Anónimo disse...

Mais um post muito bem escrito... Pena este comentário a querer estragar a cena. Não faz mal ter mais amigas do que amigas, aliás é tão bom ser diferente sem sair da mesmice de todas. Eu então fui muito criticada, quando menina, por ter amigas e amigos com idade muito acima da minha e hoje que sou mulher, continuo a mesma coisa a diferença é que já ninguém me chateia. Felicidades. Romira Rocha

Unknown disse...

Obrigada, Romira!