Soncent

Soncent

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Há fins-de-semana assim


Éramos um grupo de umas doze pessoas, não sei, não contei. No sábado, metemo-nos no barco rumo a Porto Novo. Com mochilas e sacos, o hiace nos levou até perto de Corda, numa estradinha onde eu nunca tinha andado, até Rabo Curto, mesmo, mesmo por cima da Ribeira da Torre. O silêncio desse lugar! O grupo sentou-se a tomar o pequeno almoço. Amena cavaqueira. Copos futurísticos, que se fecham como ioios e se abrem como ...

Que pitoresco, apareceu um boi. Olha, quer comer também. Xô, xô bicho, do nosso café. Atirem-lhe uma banana. Olha, não a vai comer, quer outra coisa qualquer. Xô, xô boi comilão. Olha, está a olhar directamente para mim com cara de mau. Arrumem lá essas coisa, vamos sair daqui. Olha, ele vem a correr directo para nós. OH diabo, para onde é que corro se à frente está o bicho, e atrás, o precipício? Quem diria que uma caminhada pelas montanhas se tornaria num desporto radical de fugir de um projecto de hamburgers!




Depois de algumas peripécias e de mais perigos, livrámo-nos do bicho sem baixas. Montanha abaixo, que a descer todos os santos ajudam. Ufa, nunca mais acabam as descidas?

5 horas depois, aproximámo-nos da casa onde iríamos passar a noite. Dores? Sim. Incidentes? Sim, virei o pé, mas uma massagem profissional na hora evitou o pior. Foi bom? Excelente. E a paisagem? Ah....



No dia seguinte, o despertador toca às cinco da manhã. Destino? Janela-Porto Novo, 23 km de estrada novinha, alcatroada. Se não fosse pela caminhada de ontem, fazia-se muito bem... Mas hoje, os músculos estão perros, nas descidas, somos alguns que vamos em zigzags, para poupar a barriga da perna, os joelhos.

A sensação? De vitória sobre nós próprios, um convívio bom, um fim-de-semana tão agradável e diferente!

Não é por acaso que há quem diga que o melhor de Soncent é Santo Antão...

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da estrada! Melhor acesso, apesar de parecer ser serpenteante. Confirma-se?

Eileen Almeida Barbosa disse...

A pé, não se tem uma boa noção... Mas há curvas, claro, ou não fosse Santo Antão... Quando a fizer de carro, venho cá dizer.
Abraços!

Benvindo Chantre Neves disse...

E o melhor de Santo Antão... será Soncente!!?? Hehehehe...

Excelente!
Se me permitires, um dia desses venho ca "surrupiar" algumas dessas fotografias para o meu Sinta10. Posso?

Abraço