Soncent

Soncent

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Comunicado de Imprensa


A escritora e poeta Eileen Almeida Barbosa, de 32 anos, foi uma dos 39 autores africanos a sul do Sahara selecionados para o projeto de antologia AFRICA39 e uma dos dois autores de língua portuguesa. 

O segundo foi Ondjaki. (Parabéns, meu. Ainda por cima, vives no Brasil e tal, logo, invejo-te bués!)
A antologia intitulada AFRICA39 de histórias ou extratos de novelas, escritos originalmente em Inglês, Francês, Português ou qualquer língua africana, de 39 escritores com menos de 40 anos da África subsaariana (ou diáspora), que têm o potencial e o talento para definirem as tendências que marcarão o desenvolvimento da literatura numa determinada língua ou região, para serem publicados em Inglês a tempo do Port Harcourt Hay Festival em Outubro de 2014. A mesma coisa foi feita em Bogotá e Beirute.


Como um dos melhores festivais de literatura do mundo, o Hay Festival esteve sempre interessado em destacar talentos e colaborou com o projeto da Unesco de Capital Mundial do Livro, projeto que já teve lugar em Bogotá e em Beirute. O título de Capital Mundial do Livro é atribuído a uma cidade diferente a cada ano para celebrar a qualidade e variedade de iniciativas para promover livros, a leitura e a indústria editora.

A seleção dos 39 escritores foi feita por um painel de júris bem conhecidos. Os escritores selecionados tinham de ter menos de 40 anos e serem da região ou da diáspora. Os autores selecionados tinham de ter pelo menos uma obra publicada e potencial para desenvolvimento. Os júris escolherem de entre mais de 200 submissões pesquisadas por Binyavanga Wainaina fundador da revista literária Kwani baseada em Nairobi.

Link para consulta:


Sem comentários: