A torre de Pisa perdeu o seu estatuto de torre mais torta do mundo, mandou-me dizer o Waldir.
"A torre de Pisa, na Itália, perdeu seu posto no livro dos recordes como a "mais inclinada do mundo". Segundo a imprensa inglesa, o Guinness aceitou a inclusão da torre de uma igreja alemã da cidade de Suurhusen.
A igreja foi construída no meio do século XIII. Mas a torre de 30 metros só foi adicionada cerca de 200 anos depois.
Hoje, a construção tem um ângulo de 5,19 graus -contra 3,97 graus da torre italiana. "É um novo recorde", afirmou Olaf Kuchenbecker, funcionário do escritório do Guinness em Hamburgo, na Alemanha, segundo o site Ananova.
A cidade alemã havia feito seu pedido de reconsideração em Junho deste ano. Mas só nesta semana o Guinness fez o reconhecimento oficial.
A base da torre é feita de madeira. A inclinação foi provocada pelo solo húmido. As autoridades locais já fizeram várias tentativas para reestabilizar a fundação. E desde 1996 a torre não se inclinou mais, transformando a região num pólo de atracção turística."
Eu também tenho os "dedões" do pé tortos. Dá para alguma coisa?
7 comentários:
Ummmmm...! Creio serem joanetes, esses não dão direito a nada. Beijinhos
Hmmmmm...
Dedões são os dedos grandes dos pés. Tortos. Joanetes são inflamações de um dos ossos abaixo dos dedões. Inexistentes nos meus pés. Reiteiro a minha candidatura. Os beijinhos são nos dedões? hehehe
Beijinhos para si tb!
"Os joanetes, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, consiste no desvio lateral do grande dedo (desvio da falange proximal do hálux sobre a cabeça do primeiro metatársico).
À medida em que se estabelece este desvio, vários outros, secundários, vão se instalando:
A. ocorre um deslocamento lateral dos tendões flexores e extensores e dos ossículos situados sob a cabeça do primeiro metatársico de forma que o hálux torna-se insuficiente.
B. começa a haver, por ação da pressão do calçado, um alargamento da porção interna da cabeça do metatársico formando uma saliência óssea globosa (exostose) que costumeiramente se denomina "joanete". Sobre essa exostose, forma-se uma bolsa sinovial sujeita a processos inflamatórios ou infecciosos (bursites) extremamente dolorosos.
C. os tecidos capsulares mediais tornam-se alongados e os laterais tornam-se encurtados ocorrendo, com o tempo, um enrijecimento destas estruturas na posição defeituosa.
D. os dedos laterais, principalmente o segundo, passam a sofrer a ação do grande dedo deslocado lateralmente e podem sofrer luxações dorsais, ventrais ou desvios laterais.
Enquanto cresce a deformidade, aumenta a exostose na face medial da cabeça do metatársico e agravam-se a bursite e a dor. A articulação metatarso falângica vai sendo luxada lateralmente até o ponto de completa incompetência do grande dedo que vai sendo gradativamente excluído da marcha e sobrecarregando os dedos laterais.
Este estado pode ser notado pelo deslocamento progressivo do segundo dedo (e muitas vezes dos demais) e pelo aparecimento de calosidades plantares sob as cabeças dos metatársicos laterais."
Professor Doutor Caio Nery (um gajo da net!- mas confirmei a informação na minha enciclopédia)
Ora assim sendo é normal um desvio lateral do dedão, ocasionando o terrivel "dedus tortus malus", mas com uma foto o diagnóstico seria mais fiável...Beijimhos, onde quiser, já agora gosto de pés, sujos ou limpos tortos( não muito) ou não...
Beijos
Pois terá a foto! Pode até formar um comité para julgar. Se encontrarem joanetes nos meus pés, passo um ano sem pintar as unhas dos pés e das mãos! E já agora, obrigada por aumentar a nossa cultura geral com esta vasta explicação sobre as joanetes.
não sabia q os joanetes davam um bom tema de conversa.... próximo debate: cotão no umbigo??!! hahahah
Dudão: o cotão no umbigo está super batido. Já se fez um estudo sobre ele, que ganhou o desprestigiante prémio de pesquisa mais ... inútil. Conclusões: Que tende a ser azul. Que é que trazes de novo sobre ele? hahahah
Enviar um comentário